sexta-feira, 12 de junho de 2009

...em que sentido?

Nas aulas de "ciências" aprendemos um pouco sobre os cinco sentidos.
Filmes e músicas não demoram e logo nos falam de um "sexto sentido".
Lembro-me também dum diálogo entre Pessoa e Adrenalina (personagens da novela Tropicaliente) em que os mesmos, enquanto discutiam a relação, invocavam seus "sétimos" e "oitavos" sentidos.

Não por essas referências, mas ultimamente tenho sentido que não compreendemos muito bem nossos sentidos... pelo menos aqueles que parecem estar além d'os cinco que costumamos considerar.

Uns são bem objetivos e fáceis de se notar...:
*o senso de "frio" na barriga (será que é frio mesmo? ou seria uma sensação aproximada para a qual não criamos um nome e chamamos de... frio?);
*a noção dos nossos limites corporais - p. ex.: onde acabam os dedos ou até onde vai o queixo (que sentimos sem precisar da visão e... não é bem a mesma coisa que o tato)

...outros, um pouco mais subjetivos:
*seria "a voz" do pensamento um misterioso sentido que, por não concebermos bem sua natureza, aproximamos-na de um atributo auditivo... a voz? Aliás, você já tentou reconhecer o som que tem a voz do seu pensamento?;
*ou o que dizer, ainda, da nossa capacidade de sentir alguém chegando (sentido este aparentemente bem mais desenvolvido em certos animais de estimação)?

Junte-se a isto a plural experiência da sinestesia, termo utilizado para denotar tanto um exercício linguístico/metafórico, quanto um fenômeno neurológico... "vivências" estas talvez mutuamente complementares ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Sinestesia ).

Alguns exemplos de sinestesia:
*sentir o gosto de aromas;
*ver sabores;
*ouvir texturas;
*cheirar cores.

E mesmo com os demais possíveis arranjos - p.ex.: enxergar sons, tatear sabores e etc.- parece ser um pouco maior a dificuldade de concebermos combinações para além dos "cinco clássicos sentidos"
...ou não? Alguém aí me ajuda?
(ou será que não tenho mais salvação?)

P.S.: este texto é resultado de uma mistura sinestésica que envolve senso-comum, sensações renegadas e sentimentos ainda inexplorados...

;-)

2 comentários:

  1. Ah! Eu tenho demais isso. As musicas por exemplo, elas tem imagem para mim. Entao sempre que escuto alguma canção digo:essa musica tem cara de .... aí monto um filme na minha cabeça, ou uma coleção de imagens, como o amanhecer, alguem andando de bicicleta, ou alguem muito triste andando na chuva... è uma completa mistura de sentidos!Mas acho bacana!Perceber, sentir as coisas utilizando os vários snetidos é ampliar nossa percepçao. bjos,Max

    ResponderExcluir
  2. Cheiro para mim são imagens também...
    E música eu não ouço eu sinto em muitos sentidos... deu p entender? kkkkkkkkk

    ResponderExcluir